O DAPA

Antigo isótipo do DAPA (2009 - 2019)
Isótipo Oficial
Isótipo atual do DAPA

O Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, teve início em 2009, implantado pelo programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Em apenas uma década, o curso equiparou-se em excelência não só aos históricos cursos das ciências agrárias desta casa centenária que é a UFRRJ, mas também aos demais cursos de Direito das instituições públicas do Rio de Janeiro e do Brasil, tornando-se mais um exemplo dos bons frutos de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Para promover a ampliação da participação estudantil no crescimento do curso,  surgiu a necessidade da fundação de uma entidade representativa que atuasse de maneira firme em prol dos interesses comuns de todo o corpo discente do curso, razão pela qual foi instituído, em 19 de novembro de 2009, o Diretório Acadêmico dos estudantes de Graduação em Direito, denominado primariamente de Diretório Acadêmico Pontes de Miranda, e posteriormente adotando a denominação atual, Diretório Acadêmico Paulo Affonso Leme Machado ou, alternativamente, DAPA.

Atualmente, o DAPA é composto por três instâncias deliberativas (Assembleia Geral, Diretoria e Conselho de Representantes Discentes – CRD). A administração da entidade é exercida por uma Diretoria eleita anualmente, chefiada por uma Direção Geral obrigatoriamente colegiada e outras seis direções, com uma estrutura desenvolvida para atender às necessidades do corpo discente e para promover a organização do movimento estudantil de forma independente.

Integrado por estudantes de diversos períodos letivos do curso, as decisões do DAPA são tomadas a partir de democráticos debates, admitindo e fomentando a participação de todos os estudantes nesse processo e sempre pautando as suas ideias e sugestões, de maneira a construir gestões que atendam e traduzam, de fato, os anseios mais relevantes e urgentes.

Carrega consigo, também, a responsabilidade de pôr em destaque o nome do nosso curso na própria UFRRJ, assim como perante as demais universidades e entidades representativas. É preciso que um corpo representativo forte e integrado apresente, cada vez mais, o nome do Curso de Graduação em Direito da sede da UFRRJ às entidades de representação estudantil superiores, de âmbito estadual e, também, nacional.

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, seguiremos unidos.