Evento: I CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PARA ESTUDANTES DE DIREITO
I CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PARA ESTUDANTES DE DIREITO – CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO PARÂMETRO
Quais são os objetivos do concurso?
Os principais objetivos do concurso são: estimular o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas com deficiência; divulgar o conteúdo da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; sensibilizar os(as) estudantes sobre os desafios para efetiva implementação dos direitos das pessoas com deficiência; incentivar os(as) estudantes a se relacionarem com o seu entorno de forma diferenciada, utilizando, para tanto, da linguagem fotográfica.
Quem pode participar do concurso?
Todos os(as) estudantes do Curso de Graduação em Direito, desde que não possuam experiência profissional com fotografia. Para tanto, o(a) estudante deverá estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior, sediada no Brasil, na data de sua inscrição no Concurso.
Como participar do concurso?
Basta enviar até três fotografias inéditas sobre a temática do evento. As fotografias poderão ser produzidas por qualquer tipo de câmera, incluídas as câmeras digitais, de película e artesanais de todos os formatos. As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco.
Espera-se que as fotografias ofereçam uma visão original sobre conceitos, objetivos, princípios e/ou regras, direitos e/ou obrigações, que compõem a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência ou, alternativamente, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. As fotografias podem também evidenciar situações envolvendo a garantia de acessibilidade das pessoas com deficiência, atentando-se para as dificuldades, as conquistas e as inovações relacionados a essa questão, além de ilustrar situações de plena participação das pessoas com deficiência na sociedade, a fim de evidenciá-las como verdadeiras protagonistas de suas histórias.
Onde são realizadas as inscrições?
As inscrições são realizadas no site www.labbioetica.com.br.
Qual é o período de inscrições?
As inscrições poderão ser feitas até o dia 03/12/2017.
Como as fotografias serão julgadas?
As fotografias serão julgadas e classificadas por comissão julgadora composta por professores(as) de renome e profissionais especializados(as): Adriano Marteleto Godinho (UFPB), Ana Carla Harmatiuk Matos (UFPR), Ana Carolina Brochado Teixeira (UNA), Carlos Nelson de Paula Konder (UERJ), Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk (UFPR), Débora Diniz (UNB), Francisco Bariffi (Universidad Nacional de Mar del Plata), Giordano Bruno Soares Roberto (UFMG), Gustavo Pereira Leite Ribeiro (UFLA), Heloisa Helena Gomes Barboza (UERJ), Henderson Fürst de Oliveira (Editor Jurídico), Iara Antunes de Souza (UFOP), Jorge Aguiar (Fotográfo Profissional), Joyceane Bezerra de Menezes (UNIFOR), Jussara Maria Leal de Meirelles (PUC/PR), Maria Celina Bodin de Moraes (UERJ), Maria Clara Marques Dias (UFRJ), Maria de Fátima Freire de Sá (PUC/MG), Maria Fernanda Salcedo Repolês (UFMG), Marina Feferbaum (FGV/SP), Maurício Requião de Sant’Ana (UFBA), Miro Soares (UFES), Nelson Rosenvald (MPMG), Patrícia Gomez Cuenca (Universidad Carlos III de Madrid), Pedro Ivo Ribeiro Diniz (UFLA), Taysa Schiocchet (UFPR).
Os integrantes da comissão julgadora atribuirão entre 0 (zero) a 10 (dez) pontos para cada fotografia, levando em conta a aderência ao tema, o impacto visual (expressividade), a composição e a qualidade da imagem. A nota final de cada fotografia será a média aritmética das notas obtidas.
Quais será a premiação dos vencedores?
1o Lugar: diploma de mérito expedido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); quantia de quatrocentos reais; coleção de livros jurídicos; e inscrição para eventos jurídicos nacionais e regionais.
2o Lugar: diploma de mérito expedido pela UFLA; coleção de livros jurídicos; e inscrição para eventos jurídicos nacionais e regionais.
3o Lugar: diploma de mérito expedido pela Universidade Federal de Lavras; coleção de livros jurídicos; e inscrição para eventos jurídicos nacionais e regionais.
Mais alguma informação importante?
As fotografias inscritas no concurso poderão ser selecionadas para compor um livro e uma exposição itinerante sobre o tema.
APOIO: Editora Processo | Arraes Editores | PETI Direito | UFLA
Acesse o site para mais informações sobre o concurso: www.labbioetica.com.br